Anabela Oliveira é Doutorada em Literatura Comparada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e docente das unidades curriculares de Cinema e Literatura; Estudos Interartes, Cinema e Pintura; Cinema e Documentário; Cinema Português; Som, Imagem e Narrativa Audiovisual; Estética e Análise Audiovisual em licenciaturas e mestrados, desde 2001 até à atualidade, na UTAD e na ESAP. Orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, literatura e arquitetura e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Federico Fellini e Jacques Tati. Investigadora no Labcom/IFP. Proferiu conferências e lecionou seminários, como professora convidada, nas universidades de Paris III, Paris Ouest Nanterre La Défense, Utrecht, Varsóvia, Lublin e Gdansk sobre a presença do cinema no romance português contemporâneo e sobre a obra cinematográfica de Fernando Meirelles, Manoel de Oliveira, Federico Fellini, Jacques Tati, entre outros. Concebeu e lecionou o curso “Cinema: Alquimia das Artes” integrado nos Cursos “Reflexão, Criação e Debate” em Serralves, Fundação de Serralves, de 19 de Outubro a 21 de Dezembro de 2009. Faz parte da Comissão Organizadora do Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes, realizado na Universidade da Beira Interior, desde 2016.


Fernanda Franco tem um forte histórico profissional em cinema, tendo trabalhado em vários festivais em Londres, colaborando com inúmeras salas de cinema e instituições como a Whitechapel Gallery e Tate Modern. Ela é a co-fundadora do Global Film Industry Cafe, uma comunidade internacional do audiovisual que realiza eventos e treinamento para desenvolver roteiristas aspirantes. Dentre os inúmeros eventos, está o Screen & Story Film Festival, uma plataforma online global gratuita que visa aprimorar e capacitar cineastas e roteiristas em todo o mundo. A segunda edição do festival em 2021 transmitiu ao vivo em 11 dias consecutivos 104 títulos de 39 países juntamente com um concurso internacional de roteiros. Seu mais recente projeto foi a edição inicial de um festival em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea de Londres, exibindo uma programação exclusiva de filmes feitos por cineastas indígenas do Brasil coincidindo com a COP26. Fernanda tem contribuído com o Festival Utopia, um projeto pioneiro em parceria com o Instituto Camões que acontece há 12 anos promovendo produções audiovisuais de países de língua portuguesa no Reino Unido. Ela também foi curadora de filmes para vários locais, incluindo o Museu Horniman e RichMix. Fernanda também trabalhou para a Embaixada do Brasil em Londres, Canning House e Barbican Centre. Colaborou em vários curtas-metragens e produziu dois documentários de longa-metragem, que integram uma trilogia autoral. O mais recente foi rodado em Londres, Paris, Brasil e nos EUA e está em pós-produção. Ela também atua como consultora de roteiro e consultora de histórias quando não está escrevendo roteiros. Atualmente, ela está desenvolvendo uma série de comédia para a TV e escrevendo seu primeiro romance.


Heidi Basch-Harod é Diretora Executiva da Women's Voices Now (WVN), uma organização sem fins lucrativos que usa o cinema para impulsionar mudanças sociais positivas que promovam a melhoria dos direitos das crianças do sexo feminino e das mulheres em todo o mundo. É, também, editora-fundadora da publicação digital da WVN "The WVoice".

A WVN detém estatuto consultivo especial junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. Basch-Harod traz sua experiência na defesa internacional dos direitos humanos, através do seu trabalho com o Tibetan Nuns Project, a Comissão de Direitos Humanos Tom Lantos do Congresso dos EUA e o Palestine-Israel Journal.

Girls’ Voices Now é o programa de desenvolvimento juvenil do Women's Voices Now e apresenta filmes que amplificam as vozes de mulheres jovens de comunidades sub-representadas em Los Angeles. O Girls' Voices Now (2019) ganhou recentemente o prémio “Daytime Outstanding Short Form Children's Program” Emmy de 2021.


Manuel José Damásio é director do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona. Professor agregado pela Universidade do Minho, Doutorado em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Autor de diversos livros e artigos em publicações nacionais e internacionais com revisão por pares. Coordenador da Universidade Europeia FILMEU - The European University for Film and Media Arts Project: 101004047, EPP-EUR-UNIV-2020 ¿ European Universities, EPLUS2020 Action Grant. 2018/2022) Chair da Associação Europeia de Escolas de Cinema e Audiovisual (GEECT - Groupe Europeen des Ecoles de Cinema et Television) e Membro do Comité executivo da CILECT ¿ Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision.