Criada em Londres em 2007 a produtora Filmville nasceu com o objectivo único de divulgar filmes dos países CPLP no Reino Unido.

Em 2010, graças ao apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal no Reino Unido, lançou o UK Portuguese Film Festival. Ao longo dos seus 11 anos, o festival tem mostrado cinema em português em instituições tão diversas como o Barbican Arts Centre, o ICA - Institute of Contemporary Arts, a Royal Academy of Arts, o Ciné Lumière - Instituit Français du Royame-Uni, The Picture House e a FACT Liverpool, entre muitos outros. O festival tem servido como uma ponte entre a universidade e o público em geral, organizando várias conferências temáticas.

Em 2020, em plena pandemia, o festival UTOPIA depara-se com o seu maior desafio mas opta por continuar, este ano em formato inteiramente on-line, gratuito e para o mundo inteiro.

Este é, também, o primeiro ano do prémio Noémia Delgado. Uma competição de curtas metragens aberto a estudantes de países da CPLP e criada com o objectivo de contribuir para a criação e sustentação de um diálogo internacional entre os profissionais mais jovens que trabalham com imagem em movimento.